"Rastreabilidade é a atitude de reencontrar o histórico, a utilização ou a localização de um produto qualquer por meio de identificação registrado” (Jank & Nassar (1998), citados por Spers, 2000).
O sistema de rastreabilidade permite ao consumidor/comprador, entender quais conjuntos de medidas foram tomadas na produção do café, garantindo e comprovando a origem da produção: de onde o café saiu, sua variedade e por quais etapas ele passou até chegar ao comprador.
Os procedimentos de rastreabilidade aplicados pela Fazenda Lavras visam preservar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, com vistas a garantir a melhor qualidade e a segurança alimentar do café comercializado.
O processo de rastreabilidade é visto pela Fazenda Lavras como uma oportunidade de melhorar seus processos internos de produção, criando etapas bem definidas, que possibilitem a replicação em próximas safras, e fazendo com que a qualidade do café produzido seja maior a cada ano.
A operação da Fazenda Lavras é capaz de rastrear e manter separada a movimentação de produtos produzidos em cada uma das unidades (talhões) através todas as suas instalações. São adotados procedimentos documentados, registros de movimentação de produtos e pontos de processamento, bem como os mecanismos para assegurar a integridade dos produtos provenientes de cada talhão durante os processos de recepção, manuseio, armazenamento, processamento e de embarque.
O procedimento de rastreabilidade ocorre da seguinte forma:
• Lavoura: anotações de todos os tratos culturais feitos durante o ano agrícola em planilhas bem como sua colheita.
• Lavador: anotação de todos os lotes provenientes da colheita na lavoura.
• Despolpador/descascador/desmucilador: anotação dos lotes oriundos dos lavadores.
• Terreiros: anotação dos lotes oriundos do despolpador ou do lavador.
• Pré-secadores: anotação do recebimento dos lotes do terreiro.
• Tulhas: anotações dos lotes oriundos das tulhas de descanso.
• Benefício: anotação dos lotes oriundos das tulhas de descanso para benefício.
• Armazém: anotação da nota fiscal para deslocamento para a entrega do café a seu destinatário final.
As planilhas de anotações deverão ser conduzidas semanalmente ao escritório para serem arquivadas.
As planilhas preenchidas no campo devem ficar arquivadas para eventual pesquisa.
A colheita do café ocorre de sete a oito meses após floração. Ao final desse período, espera-se que 90% dos frutos estejam maduros e com teor de água entre 45 e 65%. No entanto, para uma mesma planta, ou para uma mesma plantação, os períodos de floração são diferentes, consequentemente, a massa de frutos colhida apresenta heterogênea, constituída de frutos: (a) maduros - chamados de cerejas; (b) verdes; (c) passas; e (d) secos.
Cada tipo de fruto recebe o processamento específico visando a melhor qualidade e bebida dos frutos colhidos.
Os procedimentos de rastreabilidade da Fazenda Lavras são suportados pela utilização do software EASYFARM (https://plataforma.easyfarm.io/acesso/login).