Fazer o que é certo, sempre.
O Código de Ética e Integridade da FAZENDA LAVRAS compõe o Sistema de Gestão Socioambiental e foi elaborado tendo como base, princípios de uma sociedade mais justa e humanizada.
Este Código se aplica a todos, sejam proprietários, colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e a sociedade, caracterizando os públicos de relacionamento. Seu objetivo é orientar o comportamento esperado em todos os nossos negócios e orientar o relacionamento com os diversos públicos.
As diretrizes aqui descritas, somadas às leis que regem nossas atividades e aos preceitos éticos que conduzem nossas ações servem como referência para todas as decisões do dia-a-dia, independente da sua relevância ou complexidade.
• Observamos as leis e regulamentos de forma que o menor salário da empresa será, pelo menos, o mínimo estabelecido para a categoria trabalhador rural;
• Não admitimos nenhum empregado com idade inferior a 18 (dezoito) anos;
• O descanso semanal remunerado será respeitado, conforme CLT.
• A empresa proverá adequadas instalações e condições de trabalho conforme PPRA e PCMSO.
• Evitam-se tarefas arriscadas para mulheres grávidas e lactância.
• Implementamos mecanismos para queixas, sugestões, ideias. São disponibilizadas caixas de sugestões para reclamações de qualquer natureza.
• É expressamente proibido o trabalho em condições que exponham ao risco a integridade física e mental dos funcionários.
• De acordo com a função a ser desempenhada, o funcionário receberá gratuitamente um KIT de EPI – Equipamento de Proteção Individual.
• Todos os EPI recebidos devem ser utilizados durante a jornada de trabalho.
• Os funcionários são responsáveis pela guarda e conservação de seus EPI, devendo mantê-los em boas condições de uso, durante o prazo determinado de cada equipamento.
• Os equipamentos de proteção individual fornecidos ao trabalhador, de acordo com o KIT desenvolvido para cada atividade que assim necessite, deverão ser obrigatoriamente utilizados pelo mesmo e devolvidos por ocasião do término do contrato de trabalho, podendo a empresa efetuar o desconto, caso demonstrado o extravio ou utilização inadequada dos mesmos, mediante comprovada culpa grave ou dolo do empregado, excetuando-se os casos fortuitos ou de força maior.
• Instruímos através de cursos e treinamentos, em atendimento a legislação vigente, que contaminações podem ser evitadas com hábitos simples de higiene. Todos os funcionários desde sua admissão são instruídos que ao fazer uso de defensivo agrícola nas aplicações é obrigatório o banho no local destinado a eles com todas as condições necessárias.
• Realizamos treinamento para todos os funcionários, antes de iniciar seu trabalho, quanto às atividades que irá exercer, além de oferecer oportunidades de qualificação continuadamente.
• É facultado a todo trabalhador filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional.
• Obedecemos à legislação previdenciária vigente.
• Não possuímos funcionários residentes.
• Somente serão contratados funcionários efetivos ou temporários obedecendo às normas legais.
• Os trabalhadores são tratados com respeito, e em nenhuma circunstância são objeto de ameaças, assédio ou abuso sexual, nem maltrato verbal, físico ou psicológico.
• Não há discriminação em decorrência da orientação sexual, etnia, raça, idade, condições médicas, estado civil, afiliações políticas e religião.
• Todos os funcionários, dentro de seus respectivos cargos, têm oportunidades de treinamento iguais.
• Asseguramos que cada um desenvolva seu potencial independentemente de suas diferenças culturais ou ideológicas, de opiniões, deficiências, gênero, cor, etnia, origem, convicções políticas, crenças religiosas, geração, estado civil, condição de sindicalização, classe social, orientação sexual ou grau de escolaridade.
• Estamos comprometidos com a criação de um ambiente acolhedor e de diálogo no qual todos se sintam incluídos.
• Tomamos decisões sem preconceito, discriminação ou preferências individuais.
• Não toleramos qualquer tipo de assédio moral ou sexual, de comportamento agressivo ou ato violento.
• Incentivamos a denúncia de qualquer atitude preconceituosa ou discriminatória.
• Desenvolvemos e operamos os projetos com a devida licença ou autorização dos órgãos ambientais, minimizando impactos e evitando passivos ambientais.
• Prevenimos a geração de detritos perigosos e emissões nas nascentes, APPs e Reserva Legal, reutilizando e reciclando para minimizar a necessidade de disposição.
• Eliminamos incidentes ambientais, incluindo liberações, vazamentos e descargas negligentes.
• Buscamos o crescimento sustentável por meio do desenvolvimento e utilização de processos e produtos que sejam eficientes em seu consumo de água e energia.
• Respeitamos as exigências legais, como condicionantes ambientais.
• Proibimos caça, pesca predatória, criação de animais silvestres em cativeiro e extração comercial de plantas nativas.
• Proibimos desmatar vegetação nativa para fins comerciais.
• Proibimos a queima de lixo e queimada de mato.
• Proibimos o garimpo irregular.
Pautamos nosso relacionamento com agentes públicos pela mais completa atenção, cordialidade, presteza e respeito, dentro dos estritos limites legais e constitucionais;
Buscamos tomar conhecimento do Código de Ética, Contuda, Compliance ou documento semelhante dos órgãos públicos com os quais nos relacionamos;
Não oferecemos qualquer tipo de vantagem indevida a qualquer agente público por qualquer propósito ou pretexto;
Não realizamos pagamentos de facilitação;
Não toleramos qualquer ato ou pedido de suborno ou corrupção;
Não permitimos que qualquer pessoa ou empresa realize em nosso nome as condutas acima vedadas.
Leis aplicáveis dentro do escopo da Norma RAS – NR 31; NR 7; NR 9; NR 10; NR 6; NR 10; CLT; Lei 12.651/2012-Código Florestal e outras.
Sugestões e críticas são fundamentais para melhoria contínua e bom relacionamento entre os participantes do processo.
Neste sentido devemos monitorar todas as comunicações referentes a reclamações principalmente seja ela dos participantes ou clientes como também de qualquer pessoa que se sinta prejudicado pelas ações do projeto como por exemplo vizinhos e sociedade.
As reclamações poderão ser efetuadas de 3 formas:
Pela caixa de sugestões/reclamações/denúncias localizada no refeitório;
Por telefone pelo número 31 98736-1299;
Diretamente com o Administrador.
1. Quem receber a reclamação/denúncia deverá anotar e abrir uma ação corretiva para fazer o acompanhamento.
2. As reclamações podem apresentadas anonimamente,
3. As reclamações serão abordadas de uma forma clara e oportuna,
4. Nenhum queixoso será penalizado por apresentar uma reclamação,
5. Não interferimos com outros mecanismos de queixa ou reclamação reconhecidos (por exemplo, acordos coletivos judiciais).
6. As reclamações e as ações corretivas tomadas são devidamente documentadas.
7. Os registros de reclamações do governo em caso de (supostas) violações são disponibilizadas ao auditor.
8. As reclamações serão respondidas formalmente em até 48 horas